Projeto Erasmus+ KA1 – nº 2022-1-PT01-KA122-SCH-000075099

Projeto Erasmus+ KA1 – nº 2022-1-PT01-KA122-SCH-000075099

Embracing+ Digital Transformation  (E+DiT)

A crise motivada pelo coronavírus colocou a aprendizagem à distância no centro das práticas de ensino, pôs em evidência a necessidade de melhorar a educação digital, como um objetivo estratégico fundamental para um ensino e uma aprendizagem de qualidade na era digital.

 À medida que se ultrapassa a fase de emergência imposta pela pandemia, precisamos de uma abordagem estratégica e a longo prazo para a educação e a formação digitais. A aplicação do questionário Check-In (ferramenta de autoavaliação das competências digitais dos docentes, criada no âmbito do Quadro Europeu DigCompEdu) para diagnosticar o nível de proficiência digital dos docentes, veio revelar que cerca de 50% dos docentes da nossa organização se encontram posicionados no nível 1. 

Com a implementação do Programa de Digitalização para as Escolas que através do seu programa disponibiliza equipamento individual aos docentes e aprendentes para utilização em contexto de aprendizagem, torna-se premente apostar na capacitação digital dos docentes que garanta a aquisição das competências necessárias ao ensino neste novo contexto digital.

As tecnologias digitais têm impacto em todas as atividades do sistema educativo, não sendo por si só uma disciplina ou um currículo, mas uma ferramenta transversal que pode agregar sucesso e qualidade ao processo de ensino aprendizagem e à gestão da nossa organização. 

A “alfabetização informática” pode despertar e apoiar o desenvolvimento de boas práticas profissionais dos nossos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários; na vida dos nossos alunos; nas práticas de aprendizagem e no exercício da cidadania.