Planeamento Estratégico 2022/2023

Planeamento Estratégico 2022/2023

Nos anos letivos 2012/2013 e 2014/2015, o Agrupamento de Escolas de São João da Talha
realizou dois ciclos de autoavaliação com base no modelo CAF Educação (Common Assessment
Framework), orientando a sua ação para a prossecução dos objetivos do sistema de avaliação,
estipulados na Lei n.o 31/2002, de 20 de dezembro.

Nos anos seguintes o Agrupamento implementou um Plano de Ações de Melhoria (PAM),
acompanhado por projetos de Observatório de Ensino e Aprendizagem (ferramenta de análise
e monitorização das práticas de sala de aula).

No ano letivo 2017/2018, o Agrupamento iniciou um terceiro ciclo de autoavaliação através da
realização de um novo diagnóstico organizacional a fim de verificar os seus pontos fortes e
oportunidades de melhoria e o impacto das implementações das ações de melhoria no
desempenho e funcionamento do Agrupamento. A pandemia e as necessárias alterações à
forma como a escola teve de ser vivenciada, vieram impedir a finalização deste ciclo.

No entanto, considerando o atual enquadramento legal e os resultados obtidos no processo do
1.o e 2.o ciclo de autoavaliação, implementou-se no ano letivo anterior (2020/2021) o modelo
CAF Educação, dando continuidade ao processo com o início de um novo ciclo de
autoavaliação e os resultados serviram como uma base de informação sólida para a construção
do novo Projeto Educativo do Agrupamento.

No ano letivo transato, o PAM teve em conta os resultados do último diagnóstico com o
modelo CAF Educação, o último relatório da IGEC, o PADDE e o Plano de Inovação do
Agrupamento. No final do ano letivo, o Agrupamento aplicou os questionários do Observatório
de Qualidade com o objetivo de avaliar o impacto do PAM.

No presente ano letivo, o PAM tem em conta a avaliação do PAM de 2021/2022 e os
resultados do Observatório de Qualidade de 2021/2022, sempre em articulação com a visão, a
missão e os objetivos do atual Projeto Educativo.

Em maio de 2023, o Agrupamento procederá à aplicação dos questionários do Observatório de
Qualidade, orientado para a avaliação do PAM.